• Breaking News

    MANTEIGA OU MARGARINA? O QUE DIZEM AS EVIDÊNCIAS?


     Essa é uma dúvida de muitas pessoas. Temos duas gorduras de origens diferentes e composições diferentes, será que elas são as únicas opções?

    Vamos começar com a manteiga, de origem animal por ser derivada do leite de vaca. Fornece gordura saturada que em excesso aumenta o colesterol. Contém CLA (Ácido Linoleico Conjugado) e os estudos realizados quase sempre em animais, têm sugerido que o CLA tem ação anticancerígena, antiaterogênica (dificulta o depósito de placas de ateromas na artérias, uma vez que melhora o perfil lipídico no sangue), antidiabetogênica (reduz as taxas de açúcar no sangue de Diabéticos tipo 2). O CLA também está associado a alterações na composição corporal por auxiliar no aumento da massa muscular e reduzir o percentual de gordura corporal.

    A manteiga é um tipo de gordura natural, mas pode gerar alergia em pessoas suscetíveis. Deve ser consumida com controle, principalmente por cardíacos, hipertensos, diabéticos e pessoas com colesterol e triglicérides elevados.

    A margarina por suas vez, tem origem vegetal. Estes óleos vegetais para se tornarem sólidos passam por um processo de hidrogenação, que leva a formação de gordura trans. Nos últimos anos, estudos comprovaram que as gorduras trans reduzem o bom colesterol (HDL) e elevam o mau colesterol (LDL), e isso levou a restrição de seu uso em diversos alimentos. Quanto mais dura for a margarina mais gordura hidrogenada em sua composição.

    Outra forma que a industria encontrou para alterar a gordura hidrogenada foi o processo de interesterificação (adição de hidrogênios ao óleo, trocando as posições nas moléculas de gordura). Leia mais sobre esses processamentos em : https://www.michelereginatto.com.br/2014/08/manteiga-ou-margarina.html Provavelmente nossas células não reconhecem esse tipo de gordura. Como então reagem a ela?

    No mercado encontramos diferentes tipos de margarinas: rica em ômega 3, fibras, fitosteróis...Mas tudo que for transformado em laboratórios e acrescentado de substâncias químicas não deve ser considerado alimento por nossas células, gerando desequilíbrios e doenças.

    Temos opções para substituir tanto a margarina quanto a manteiga: azeite de oliva, tahine (pasta de gergelim), pastas vegetais, requeijão entre outras.

    Michele M Reginatto - Nutricionista Estética Funcional​ e Fitoterapeuta

    Agende sua consulta pelo whats 54996874146

    whatsapp

    Post Top Ad

    ad728
    .

    Post Bottom Ad

    ad728
    .