• Breaking News

    DICAS PARA A SEMANA SANTA E PÁSCOA


    A Semana Santa é comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna. A Páscoa é um dia de confraternização com os familiares. Nessa data um novo ciclo se inicia, nos trás um sentido de renovação de mudança.

    Após entender estas datas vamos a algumas dicas de bons alimentos que esses dias oferecem:

    1) CHOCOLATES (CACAU - Theobroma cacao):

    - Chocolate meio amargo é uma boa escolha, já que é mais saudável do que os outros por conter propriedades funcionais à saúde.
    - Evite o chocolate branco e os recheados com nozes, amendoim, castanha-de-caju, trufados, pois são bem mais calóricos do que o chocolate ao leite.
    - Se você não for diabético, o chocolate diet não é uma boa opção. O chocolate diet é isento de açúcar, mas possui grande quantidade de gordura e por isso não é indicado para quem quer emagrecer.
    - Os chocolates que sobrarem divida com seus amigos, distribua para crianças e guarde somente um pouco para você comer de vez em quando um pedacinho.
    - Saiba como escolher o melhor chocolate nesse artigo: Chocolates - Faça a escolha correta
    - Conheça os efeitos do chocolate sobre a saúde nesse artigo: Chocolates e seus efeitos sobre a saúde

    VOCÊ SABIA: A presença dos ovos na Páscoa remonta à antiga Pérsia – onde eram utilizados ovos de galinha – para evocar a vida no final do inverno. 

    Os orientais tinham como costume cozinhá-los com beterraba e, após a infusão de ervas como açafrão, embrulhá-los com cascas de cebola. Os egípcios, persas e chineses distribuíam os ovos, que depois de retirados da casca ficavam com desenhos mosqueados, no início da primavera. Para eles, o ovo significa, sobretudo, a origem da vida. O hábito foi adotado, séculos depois, pelos cristãos como símbolo oficial da Páscoa representando a ressurreição da Humanidade.

    CAVALCANTI, Maria Lectícia Monteiro. A Páscoa do Cordeiro de Deus. Continente Multicultural, Recife, ano 1, n. 4, p. 52-53, abr. 2001.
    LEÃO, Carolina. Culinária e tradição das refeições da Semana Santa no Nordeste. Suplemento Cultural [do] Diário Oficial do Estado de Pernambuco, Recife, ano 15, p. 10-11, abr. 2001

     2) MARCELA-DO-CAMPO OU MACELA (Achyrocline satureioides (Lam.) DC):
     
    Uma planta com ação terapeutica é grande aliada da digestão atuando no estômago, digestão de gorduras, fígado e intestinos. Tem efeito antiespasmódico (reduz contrações musculares involuntárias), analgésico, antidiarreica, hipocolesterolêmica (ajuda a reduzir os níveis de colesterol)

    3) PEIXES:
     
    Ótima fonte de proteína e gordura saudável. Menor valor calórico que a carne e boa digestão.
    Na hora da escolha:

    - Peixe fresco, observe se está livre de sujidades, sem manchas, furos ou cortes na superfície, se as escamas estão firmes, parcialmente transparentes e brilhantes, pele úmida e bem aderida, e olhos brilhantes e salientes.

    - No supermercado, o pescado fresco deve estar em balcão frigorífico e na feira conservado em gelo picado, em balcão de inox inclinado, e protegido do sol e dos insetos. É obrigatório o uso de luvas pelo feirante. Quanto ao peixe congelado e o vendido embalado, verifique se a temperatura de armazenamento é a indicada pelo fabricante na embalagem. O balcão não pode estar superlotado, o que impede a circulação do ar frio e pode comprometer a qualidade. Veja se no rótulo constam o registro no órgão de fiscalização, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois do descongelado, é recomendável o preparo e consumo rápidos. Crustáceos devem ter aspecto brilhante e úmido, patas firmes, carapaça aderente ao corpo; coloração própria à espécie, sem qualquer outra pigmentação.

    4) AZEITE DE OLIVA: 

    Rico em polifenóis anti-inflamatórios e antioxidantes, pode contribuir pra a redução da gordura visceral. Dentre suas principais qualidades, ele previne a arteriosclerose, melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas, facilita a digestão, reduz o colesterol; acelera o metabolismo; produz efeito protetor e tônico da epiderme; serve como estimulante de crescimento; melhora a absorção de cálcio e minerais.

    VOCÊ SABIA: O descobrimento e uso do azeite, remontam há vários milhares de anos antes de Jesus Cristo, quando os diversos povos que habitavam no mar Mediterrâneo (fenícios, gregos, romanos…) começaram a cultivar oliveiras e a extrair o sumo da azeitona.
     AZEITES DE OLIVA DA ESPANHA. O azeite na história da humanidade. Disponível em: www.osazeitesdaespanha.com. Acesso em: 29 Mar. 2018.
     
    Aproveite a sua Semana Santa e Páscoa, com moderação na alimentação!!!

    Michele M Reginatto - Nutricionista Estética Funcional​ e Fitoterapeuta

    Agende sua consulta pelo whats 54996874146

    whatsapp

    Post Top Ad

    ad728
    .

    Post Bottom Ad

    ad728
    .