• Breaking News

    BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE

    O jejum intermitente é uma prática que ganhou muitos adeptos. Nele a pessoa fica sem comer por determinados períodos, escolhendo quando irá se alimentar, ao invés de como.  Pode ser praticado de diversas formas: todos os dias; dia sim, dia não; uma vez por semana. Sua duração também varia: 12, 16 e até 24 horas sem comer.

    Nos últimos 10 anos mais de 60 artigos foram publicados em revistas de impacto internacional relatando os benefícios do jejum intermitente. Inclusive, o prêmio Nobel de medicina de 2016 foi conferido ao Dr. Yoshinori Ohsumi, que estuda o processo de autofagia – procedimento que analisa o jejum e sua expressão nos genes que regulam a reciclagem de células velhas e malformadas. Esta reciclagem permite o desenvolvimento de células novas, com mais capacidade, e isto se converte em maior longevidade e disposição.  

    Entre os benefícios alcançados pelo jejum intermitente em estudos feitos em animais e humanos se destacam os seguintes:

    - aumento da expectativa de vida, uma vez que estimula substâncias (AMPK, SIRT1, p38 MAPK) relacionadas à produção de novas mitocôndrias (estrutura celular que produz energia)

    - maior performance mental e cognitiva, aumentando o estado de atenção, uma vez que estimula a produção de uma substância chamada BDNF que estimula a neurogênese – formação de novos neurônios    

    - redução da resistência à insulina, e com isso, perda de gordura visceral e menor risco de doenças cardiovasculares

    - redução de colesterol e triglicerídeos

    - melhora em doenças auto imunes e quadros de inflamações crônicas

    Atualmente, o jejum intermitente tem sido aplicado em atletas de alta performance para melhorar o desempenho físico. Algumas doenças como epilepsia e câncer mostram resultados efetivos quando associados ao jejum.  Baseado nestes estudos e nestas respostas, o jejum intermitente tem sido aplicado com bons resultados.

    A Nutricionista Maribel Melos explicando o funcionamento do método, diz que uma grande oxidação de gorduras é observada quando as refeições posteriores ao jejum forem de qualidade. No entanto, o jejum não leva necessariamente a perda de peso: “Infelizmente estes estudos servem de base para o desencadeamento de modas, sem a devida participação de profissionais habilitados.  O jejum intermitente é uma conduta que se for bem direcionada, pode trazer benefícios. O jejum intermitente pode ser útil, mas não se deve praticar durante muitos dias da semana; é preciso fazer uma adaptação gradual, garantir uma alimentação adequada ao longo do dia e principalmente respeitar sempre a individualidade, pois pode ser útil para uns e nocivo para outros. 


    Antes de fazer sozinho o jejum intermitente ou qualquer outra “dieta da moda”, lembre desta regra básica:  qualquer tratamento nutricional sempre deve ser acompanhado por um profissional habilitado.

    Post Top Ad

    ad728
    .

    Post Bottom Ad

    ad728
    .