• Breaking News

    PORQUE ALGUMAS PESSOAS SENTEM VONTANTE OU ATÉ COMPULSÃO POR DOCES?

    Vontade de doces
    Um estudo publicado na revista Nature Neuroscience, realizado por pesquisadores da Yale University, nos Estados Unidos, em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (CMCC-UFABC) demonstrou que a sensação de prazer proporcionada pelo consumo de um doce e o valor calórico desse tipo de alimento evocam vias diferentes do cérebro e, por isso, ao ter que escolher entre comer algo com sabor desagradável, mas calórico, e um alimento mais palatável, porém sem calorias, alguns animais vertebrados podem fazer a primeira escolha, priorizando energia para assegurar sua sobrevivência.

    Como foi feito o estudo: Por meio de uma série de experimentos com camundongos, os pesquisadores identificaram que a sensação de prazer da ingestão e o valor calórico e nutricional dos alimentos evocam circuitos neuronais do estriado (uma região do sistema subcortical, no interior do cérebro, pertencente aos gânglios de base). A fim de identificar quais circuitos estão envolvidos na percepção específica do valor calórico dos alimentos, os pesquisadores realizaram um experimento para quantificar a liberação de dopamina na região do estriado de camundongos após serem expostos a substâncias doce com e sem caloria. Para isso, os animais lambiam o bico de um bebedouro com adoçante e também recebiam doses de soluções contendo açúcar (D-glicose) ou um adoçante não calórico (sucralose), injetadas diretamente no estômago. 

    Como resultado os autores do estudo concluíram que o açúcar recruta neurônios da via dopaminérgica ao estriado, que, em geral, priorizam a ingestão de calorias.  Isso sugere que é o desejo do cérebro por calorias, e não pelo sabor doce dos alimentos, que controlaria a necessidade e, em alguns casos, compulsão por substâncias doces.

    Conheça o alimento que consome, saiba fazer escolhas alimentares adequadas com relação a composição do alimento, teor de sódio, gorduras totais, trans, saturadas e muitos outros itens que podem te ajudar a fazer as melhores escolhas para sua saúde no e-book 10 PASSOS PARA MELHORAR SUA SAÚDE PELAS ESCOLHAS ALIMENTARES

    REFERÊNCIA (S)
    Tellez LA, Han W, Zhang X, Ferreira TL, Perez IO. Separate circuitries encode the hedonic and nutritional values of sugar. Nat Neurosci. 2016 [Epub ahead of print]


    Post Top Ad

    ad728
    .

    Post Bottom Ad

    ad728
    .