• Breaking News

    CONSUMO DE CHÁ PODE LIGAR OU DESLIGAR GENES NAS MULHERES

    Em um estudo da Universidade de Uppsala (Suécia) publicado na revista Human Molecular Genetics os pesquisadores mostraram que, nas mulheres, o consumo de chá leva a modificações químicas que ligam ou desligam nossos genes (mudanças epigenéticas) em genes que são conhecidos por interagir com o câncer e o metabolismo de estrogênio.

    É bem sabido que nossos fatores ambientais e de estilo de vida, como escolhas alimentares, tabagismo e exposição a produtos químicos, podem levar a mudanças epigenéticas. No estudo investigaram se o consumo de café e chá pode ligar ou desligar nossos genes. Estudos anteriores sugeriram que tanto o café quanto o chá desempenham um papel importante na modulação do risco de doença em humanos, reprimindo a progressão tumoral, diminuindo a inflamação e influenciando o metabolismo do estrogênio – mecanismos que podem ser mediados por alterações epigenéticas.

     Os resultados mostraram que há alterações epigenéticas nas mulheres que consomem chá, mas não nos homens. Curiosamente, muitas dessas alterações foram encontradas em genes envolvidos no câncer e no metabolismo do estrogênio. “Estudos anteriores mostraram que o consumo de chá reduz os níveis de estrogênio, o que evidencia uma diferença potencial entre a resposta biológica ao chá em homens e mulheres. As mulheres também bebem quantidades maiores de chá em comparação com os homens, o que aumentou a possibilidade de encontrar a associação nas mulheres”, relata Weronica Ek, pesquisadora do Departamento de Imunologia, Genética e Patologia, que liderou o estudo. Os pesquisadores não encontraram alterações epigenéticas em indivíduos que consumiram café.

     Os resultados deste estudo destacam o papel dos componentes farmacologicamente ativos no chá envolvidos no câncer e no metabolismo do estrogênio, o que pode refletir que os efeitos sobre a saúde relacionados ao chá podem ser devidos a mudanças epigenéticas. No entanto, pesquisas adicionais são necessárias para entender como essas mudanças encontradas afetam a nossa saúde. Já foi demonstrado que as catequinas do chá levam a mudanças epigenéticas in vitro e em células de câncer cultivadas, apontando que alguns dos efeitos do chá sobre a saúde podem ser mediados pela epigenética.
    Referência
    Weronica E. Ek et al (2017) Tea and coffee consumption in relation to DNA methylation in four European cohorts, Human Molecular Genetics, DOI: 10.1093/hmg/ddx194

    Post Top Ad

    ad728
    .

    Post Bottom Ad

    ad728
    .