• Breaking News

    SAL DISFARÇADO







    Reduzir o consumo de sal além de auxiliar na redução da pressão arterial pode trazer outros benefícios à saúde. Esta opção para a substituição contem ingredientes com benefícios específicos, vamos conhecer:


    MANJERICÃO (Ocimum basilium):é uma planta medicinal e aromática, originária da índia. Também denominada de alfavaca, alfavaca-cheirosa, basílico ou manjericão comum, é a espécie da família Lamiaceae mais intensamente cultivada no Brasil. Sua implantação no país se intensificou após a chegada de imigrantes italianos, sendo que para este público a planta faz parte de uma tradição culinária muito forte.

    A medicina alternativa utiliza as folhas e flores do manjericão para obtenção de chás por suas propriedades tônicas e digestivas, além de auxiliar no tratamento de problemas respiratórios e reumáticos.

    Suas propriedades funcionais são: antioxidante, aumenta glutationa peroxidase, SOD, catalase, destoxificante, aumenta enzimas fase II e reduz enzimas fase I.

    É também utilizado na culinária popular sob a forma de condimento, para tempero de omeletes, ensopados de carnes, peixes, frangos, saladas, sopas, recheios, como ingrediente principal em molho típico italiano, bem como em doces e licores.


    ORÉGANO (Origanum vulgare):Planta herbácea, perene, ereta, aromática, de hastes algumas vezes arroxeadas, nativa de regiões montanhosas e pedregosas do sul da Europa e cultivadas no Brasil. Existem atualmente muitos cultivares desta espécie em cultivo. É muito semelhante à Origanum manjorana L. (manjerona-verdadeira), também cultivada no Brasil. É considerado um dos mais antigos conservantes alimentares que se tem notícia. Os antigos assim o utilizavam evitando que houvesse a deteriorização precoce do alimento, assim como para evitar a formação de bolores.

    Indispensável na horta doméstica, o orégano combina perfeitamente com tomate, alho, manjericão, azeite e queijos. Pode ser usado fresco, mas o aroma pungente de suas folhas se intensifica com a secagem. Como outras ervas aromáticas, o orégano perde seu sabor se cozido, portanto deve ser adicionado aos pratos sempre no final. Apesar de suas qualidades condimentares, o orégano não se restringe às hortas, ele pode ser usado sem medo no jardim, como forração ou bordadura e até mesmo em cestas suspensas. 

    Suas propriedades funcionais são: antifúngico, antioxidante, protege oxidação do LDL, ação antimicrobiana.

    LIMÃO: Muitos benefícios dos limões são conhecidos há séculos. Os mais importantes são as propriedades anti bacterianas, anti virais e fortalecedoras do sistema imunitario, bem como a ajuda na perca de peso. Os limões contem substâncias cítricas, calcio, magnésio, vitamina C, bioflavenóides, pectina e limoneno que promovem o sistema imunitário e combatem infecções.

    Michele M Reginatto - Nutricionista Estética Funcional​
    (54) 2621-3433
    https://www.facebook.com/nutrimicheMReginatto/?pnref=lhc

    @nutrimichemreginatto

    Post Top Ad

    ad728
    .

    Post Bottom Ad

    ad728
    .