• Breaking News

    NOZ DA ÍNDIA (Aleurites moluccana)

    O QUE É?
    A Noz da India é uma semente de cor branca extraida da nogueira-de-iguape (Aleurites moluccana).

    COMPOSIÇÃO:
    É rica em ácidos graxos com ômega 3 e 6 relacionados à redução dos níveis de colesterol no organismo. Como é consumida junto com água pode dar saciedade e assim reduzir o apetite. Tal qual outras nozes é fonte de vitamina E, considerado um antioxidante.

    EFEITOS COLATERAIS:
    Dor de cabeça, diarreia (pelo aumento da motilidade intestinal) e desnutrição decorrente da redução da absorção de gordura, que afeta o aproveitamento de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

    Diversos sites falam sobre seu consumo e emagrecimento rápido — até 12 quilos por mês —, atraindo pessoas para o consumo da semente, que pode se tornar perigoso devidos a possíveis efeitos colaterais.

    Não há estudos científicos que comprovem a eficácia da noz da Índia na perda de peso, tampouco que isentem a semente de ser tóxica para o organismo. Por isso, a recomendação é não consumi-la até que haja pesquisas que apontem seus reais impactos na saúde.


    Tudo que existe até agora são especulações. Não se sabe se a noz da Índia pode ser fatal ou não. Deve-se evitar alimentos promissores para emagrecimento e melhora da saúde. O ideal é reeducação alimentar e atividade física.


    Produto não é aprovado para venda no país

    Além da perda de peso, outros benefícios prometidos pela noz da Índia são diminuição da celulite e da flacidez, aumento do tônus muscular, controle do colesterol, eliminação da gordura localizada e melhora do brilho do cabelo.

    De acordo com o hepatologista Aecio Meirelles, ainda não se tem informações de estudos relatando danos ao fígado causados pelo consumo da semente. No entanto, o perigo de toxicidade existe.

    — Há risco de hepatite (inflamação no órgão), que pode ser branda ou fulminante, e de cirrose, que pode exigir transplante hepático — afirma o médico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. — Ninguém tem controle sobre produtos não aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


    Michele M Reginatto - Nutricionista Estética Funcional​
    (54) 2621-3433
    https://www.facebook.com/nutrimicheMReginatto/?pnref=lhc

    @nutrimichemreginatto

    Post Top Ad

    ad728
    .

    Post Bottom Ad

    ad728
    .