• Breaking News

    UMEBOSHI

    Uma alimentação rica em hidratos de Carbono e escassa em proteínas animais favorece o desenvolvimento dos lactobacilos. Quando um cereal ou um vegetal se corrompem, fermentam, mas, em contrapartida, quando se corrompe um produto animal, este acaba por apodrecer. A fermentação equivale a uma pré-digestão dos alimentos, que os transforma em substâncias de assimilação mais fácil. O amido, por exemplo, transforma-se em maltose e em glicose, a qual, por sua vez, se transforma em ácido láctico.

    Resultado de imagem para umeboshi
    Ameixa Umeboshi
    Os umeboshi são ameixas fermentadas em sal marinho durante mais de dois anos. As suas propriedades medicinais são indubitáveis: alcaliniza o sangue, tem efeitos antibióticos e antisépticos, previne a fadiga, atrasa o envelhecimento. Deverá ser utilizada em caso de falta de apetite, diarreia, obstipação, intoxicação, náuseas, resfriados e gripes. O vinagre do umeboshi é ideal para temperos, molhos e condimentos. Está classificado dentro dos condimentos salgados tais como o sal, miso, molho de soja ou soyo.

    O umeboshi tem um sabor ácido-salgado e por vezes ligeiramente adocicado, é em muito similar á ameixa de Elvas, tanto pela cor como pela textura fibrosa, depois de fermentada parece um damasco seco mas muito mais escuro.

    Os órgãos do nosso corpo mais beneficiados pela ingestão do umeboshi são o fígado, vesícula biliar (vinagre de umeboshi, ameixas de umeboshi), rins e bexiga (massa ou vinagre de umeboshi). Sem dúvida que o umeboshi é um condimento natural e a tradução literal de umeboshi é ume (ameixa) e boshi (seca). As ameixas umeboshi tornam-se mais pequenas e engelhadas durante os primeiros dias do processo de fermentação. Obtém-se fermentando as ameixas por maturar com sal marinho durante cerca de dois anos. Os seus benefícios são os seguintes:
    • Alcaliniza o sangue e mantém o pH em equilíbrio;
    • Contém grandes quantidades de minerais alcalinos, tais como ferro, cálcio, magnésio…
    • Tem poder anti-séptico e antibiótico;
    • Previne o stress, o cansaço e o envelhecimento;
    • Alivia a acidez estomacal;
    • Acalma problemas intestinais e digestivos;
    • Previne o enjoo;
    • Combate os vómitos durante a gravidez
    • Alivia dores de cabeça, resfriados e gripes

    Não aconselhável a sua ingestão durante a lactação, por bebes, hipertensos devido a quantidade de sal (sódio), doentes com gastrites e úlceras (devido a acidez e por ser um alimento fermentado), azia, diverticulose, no caso das pessoas que sofrem de candidíase não é aconselhável também, pois poderá estimular a produção do fungo que gosta de meios ácidos para se desenvolver.

    É aconselhável comer umeboshi a cada refeição, deste modo facilita-se o processo digestivo e a assimilação do que é ingerido (uma colher por refeição). O umeboshi está na lista dos fermentados mais recomendáveis para se consumir diariamente, até mesmo por crianças saudáveis e será recomendável uma ingestão pequena desse alimento por dia, visto que elas necessitam de pouco sal ou mesmo de nenhum.

    Michele M Reginatto - Nutricionista Estética Funcional​

    (54) 2621-3433
    https://www.facebook.com/nutrimicheMReginatto/?pnref=lhc

    @nutrimichemreginatto

    Post Top Ad

    ad728
    .

    Post Bottom Ad

    ad728
    .