• Breaking News

    Churrascos

    Churrasco é o nome dado ao prato feito à base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de estacas de madeira ou metal — chamados de espetos — ou de grelhas.


    Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que, a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia.
    Os índios tupis sul-americanos, por exemplo, costumavam defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira, no chamado moka'em, um antepassado do atual churrasco. A carne defumada desse modo se conservava apta para o consumo durante longo tempo.
    Com o tempo, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.
    Na América do Sul, a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico.
    A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante que é utilizado como complemento alimentar do gado.
    A partir dali o costume cruzou as regiões e se tornou um prato nacional, multiplicando-se as formas de preparo, o que gera entre os adeptos muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, como por exemplo a utilização de lenha ou carvão, de espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar.
    O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvidas, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos vaqueiros, conhecidos pelo termo latino gaúchos, que se transformou na denominação dos cidadãos nascidos no estado do Rio Grande do Sul.
    No Brasil os ingredientes mais utilizados para preparar o churrasco são:
    Bovinos: picanha, costela, maminha, fraldinha, alcatra, filé, contrafilé, vazio (principalmente no sul), entre outros cortes;
    Suínos: pernil, paleta e costeleta.
    Carne ovina [cordeiro (filhote), a ovelha e o carneiro (adultos)]: costela, paleta e pernil.
    Carne de frango: cortes de frango, como coxa, sobre-coxa, peito e asas.
    Acompanhamentos: salada, salada de batata com maionese, pão, linguiça, entre outros.
    Atenção:
    fumaça formada pelo aquecimento do carvão possui um composto altamente cancerígeno, chamado de hidrocarboneto aromático policíclico. Portanto reduza o consumo de churrasco utilizando carvão. Dê preferencia ao preparo de carnes em grelhas elétricas, cozidas e ao forno.

    Nutricionista Michele Marchese Reginatto CRN2 7880p

    Post Top Ad

    ad728
    .

    Post Bottom Ad

    ad728
    .